Atletas da Associação Paradesportiva e Esportiva de Sumaré vão competir na Copa Brasil de Parabadminton

A Associação Paradesportiva e Esportiva de Sumaré entrou com tudo na Copa Brasil com grandes chances de medalha. As competições acontecem nos dias 15, 16 e 17 de Fevereiro no Centro Paralímpico em São Paulo e o atleta destaque nesta competição, representando Sumaré, é Luiz Henrique Moreira dos Santos de 22 anos. Luiz, possui deficiência física e compete na Classe SL3. Em 2018 ele ficou na primeira posição do ranking paulista, e 3º do ranking Brasileiro, além disso, possui experiência em jogos internacionais e faz parte da Seleção Brasileira. O atleta já disputou dois Campeonatos Panamericanos, um realizado na Colômbia onde conquistou a medalha de Bronze, e outro no Peru em novembro do ano passado, ficando na 4ª colocação. Ele representa Sumaré nos jogos de Duplas junto com o atleta Mário Luiz Costa Ribeiro.

Patrocinadores Oficiais da Superação em Competições Paralímpicas.

Desde 2013 a Associação Superação de Sumaré desenvolve seu trabalho no Atletismo e esse ano ingressou no Parabadminton. Esta modalidade é feita para pessoas com deficiência física, podendo ser cadeirante ou andante, e para pessoas com baixa estatura (Anões), de ambos os sexo, as partidas são disputadas em jogos de Simples (individual), e Duplas, podendo ser duplas do mesmo sexo ou dupla mista.

Um pouco da História do Parabadminton

O parabadminton é o badminton estruturado para pessoas com deficiências físicas e terá a sua estreia nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Atletas em cadeira de rodas e andantes utilizam uma raquete para golpear uma peteca na quadra dos adversários competindo em provas individuais, duplas (masculinas e femininas) e mistas em seis classes funcionais diferentes.

Em 1995, foi criada a IBAD (Associação Internacional de Badminton para Deficientes) para gerir a modalidade. Em 2009, teve o seu nome alterado para PBWF (Federação Mundial de Parabadminton) e dois anos depois teve a sua junção integral com a Federação Mundial de Badminton (BWF – Badminton World Federation, em inglês).

O primeiro Campeonato Mundial foi realizado em 1998, na Holanda. De lá para cá, foram realizadas 11 edições – a partir de 2001 ficou decidido que os eventos seriam realizados nos anos impares. No Brasil, o parabadminton foi introduzido em 2006, pelo professor Létisson Samarone Pereira, no Distrito Federal. Também aconteceram no DF as primeiras competições oficiais da modalidade – estaduais (2008) e nacionais (2009).

Desde 2011, o Brasil participa de todos os campeonatos internacionais da modalidade.

Fontes: Wesley Silva – Jornal Tribuna Liberal | Sumaré.

Inscreva-se para Novos Artigos e Promoções

Mais de 10.000 seguem a OnEll no Instagram e recebem novidades diárias.

Curta e compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Comunidade Onell

Comunidade Onell

Leia mais em nossa Comunidade